Bassai dai muito além de Okinawa

Bassai Dai muito além de Okinawa 
por Sergio Lopes de Souza Junior

Bassai Dai, literalmente, significa "extrair e bloquear", isso significa que é "tempestade (penatrate) uma fortaleza".


Bassai dai é uma das variações do Passai Kata que é praticado no estilo Shotokan , normalmente a partir da 3ª. Kyu.


No estilo Shotokan existem dois katas Bassai , Dai e Sho.


Dai significa maior, enquanto Sho significa menor.


Bassai Sho é ensinado no nível avançado, após o domínio de Bassai dai.


Bassai Dai é caracterizado por mudanças repetidas nos bloqueios para transformar uma situação de desvantagem para uma vantagem.


É um dos katas mais populares e importantes do estilo Shotokan Katas .

Verificando melhor a tradução Bassai Dai, a primeira parte (batsu) (também pronunciado Nukitsu), o que significa retirar (desenhar um corte em Iaido é chamado Nukitsuke), o que significa obstruir, extrair ou remover, não para penetrar.


Penetrar uma fortaleza deve ser a atitude que um aluno tem que ter ao praticar o kata.

História do Bassai Dai

Bassai é um kata praticado em diferentes estilos de Karate.
O kata também possui um grande número de variações entre esses estilos.
Variações como Bassai Dai, Bassai Sho, Passai Dai, Passai Sho, Passai, Kyan Passai, Ishimine Passai, Tawada Passai, Ichingana Passai, Shimpaku Passai, Ishiro Passai, Teruya Passa, Anzato Passai e Oshiro Passai, e muitas outras versões todos ligados a instrutores específicos.

As origens do kata são obscuras, no entanto, existem algumas ideias aceitas sobre as origens do kata.


Como o Sensei Funakoshi usou o ideograma Chai (fortaleza) em vez de Sai , "bloquear uma fortaleza" é uma tradução razoável. Seria o primeiro movimento do kata.


Em Mandarim é pronunciado como 'baoshi', 'Baasai' no dialeto Fushou e 'pausai' no dialeto Quan Shous.


Akio Kinjo, um pesquisador respeitado, se aprofundou no assunto.
Kinjo acredita que o nome deste kata em chinês significa 'leopardo-leão', e os movimentos do kata também se assemelham ao boxe de leopardo Chines.


Nos dias em que poucos lutadores sabiam ler ou escrever, é possível que Bassai não significasse nada disso.


A palavra chinesa para o branco é pai ou bai e no dialeto de Fujian "leão" é "sai", então Baisai ou Paisai (nome mais antigo do kata) significaria Leão Branco.


Na região de Fujiam, existe uma forma de Kung Fu chamado "Baji Da". Um Okinawano como Matsumura poderia ter facilmente percebido o Baji como Bassai.


O estilo leopardo usa muitos bloqueios, golpes, mantendo posição de perna cruzada bem evidenciada no kata e também possui grande quantidade de técnicas de pisão.

Na busca da origem chinesa, alguns dizem que o kata vem do estilo Wuxing Quan de Kung Fu, ou o estilo cinco punhos.


Alguns outros pesquisadores sugerem que o kata fazia parte do estilo Fukuen (Garça Branca) de Kung Fu, que influenciava fortemente o Karate de Okinawa e os instrutores locais, bem como muitos outros estilos chineses de Kung Fu.


Isso pode parecer uma conclusão muito lógica, já que a maioria dos katas vem do estilo Fukuen e são formas ou adaptações do estilo.

No entanto, é aceito como mais provável que o kata chegou em Okinawa com Sokon Matsumura e instrutores de sua geração. Matsumura estudou com Ason e Iwah de Fuchou na China.


Matsumura de Shuri e Bushi Kojo de Kume foi para Fujian em 1828. Matsumura já era um lutador formidável em seu auge quando foi a China para estudar.



Em Fujian, Matsumura e seu amigo foram expostos a várias formas chinesas, que agora pensamos incluir as seguintes formas: Sanchin, Seishan (Hangetsu), Jutte (Jite), Useishi (Gojushiho),Peichurin (Suparimpei).
Mas parece que o que chamou mais atenção de Matsumura, foi algo que agora conhecemos como Bassai.
Quando Matsumura retornou a Okinawa, ele não era um instrutor profissional de karatê.
Não havia Shuri Te, nem Naha Te nem Tomari Te. Haviam civis, e lutadores profissionais.
Matsumura foi o último.
Matsumura era o guarda-costas do Rei de Okinawa.Ele organizou as defesas para o Castelo de Shuri, portanto sua abordagem não era “autodefesa”. Ele tinha que defender o Rei.


O estilo de Bassai trazido por ele era circular, leve e fluía com ataques e contadores rápidos.


Oyadomari Kokan,
um lutador de Okinawa, aprendeu Bassai de um chinês que vivia na aldeia de Tomari na época.
A versão de Oyadomairs foi mais Okinawana. Era um pouco mais linear e tinha mais uma ênfase no poder muscular sobre a velocidade e força mais direta ao invés das técnicas mais fluidas de chicoteamento.


Itosu Anko, um dos professores do Sensei Funakoshi, foi aluno de Matsumura.


Itosu em vez de seguir o Bassai de Matsumura, seu professor, seguiu a tradição de Okinawa aprendendo o kata usado por Oyadomari.


Em Okinawa, naquele tempo, a maioria dos instrutores tinha vários mestres.


Itosu alterou o Oyadomari Bassai para ficar ainda mais linear.


Baseado em algumas idéias mais específicas e nas versões estudadas de Matsuura e Oyadomari, Itosu criou seu Bassai Sho.

A ponte mais relevante entre Matsumura e Oyadomari Bassai, é o Ishimine Bassai, ensinada por um amigo de Itosu, Bushi Ishimine (1835-1889).


Ishimine também era um estudante de Matsumura.


A saudação inicial do kata seria evidência de que Itosu praticava a versão de Tomari, porém este gesto é comum também na China. Outros katas vindos desta região também tiveram essa saudação e influenciaram Itosu ao ensinar Jion, Jitte, Jiin e Empi.

Itosu refinou sua versão do Kata e ensinou o Sensei Funakoshi. Quando o Sensei Funakoshi viajou para o Japão para propagar o Karate, Funakoshi e seu filho Yoshitaka alongaram as bases e colocaram ainda mais ênfase no uso de golpes potentes.


Notas finais
Até hoje Bassai Dai continua a ser um dos quatro grandes
katas do estilo Shotokan e também um marco para a maioria dos estudantes. Aprender este kata significa que o aluno passou de aprender os katas básicos e passou a aprender os intermediários do estilo.


Bibliografia
The International Budo Institute - Kata: Koshiki Bassai (em inglês)
TOMARI-TE: THE PLACE OF THE OLD TODE (em inglês)
Best Karate - Masatoshi Nakayama - Vol. 6 (em inglês)
Karate my way of life - Gishin Funakoshi (em inglês)
Karate-Do Kyohan: The Master Text - Gishin Funakoshi (em inglês)
Ryukyu Kenpo Toudi.Tóquio, Kyobunsha Shoten - Gishin Funakoshi (em inglês)
Rentan Goshin Toudi Jutsu.Tóquio, Kyobunsha Shoten - Gishin Funakoshi (em inglês)
Karate-do Nyumon: (The Master Introductory Text).Tóquio, Kodansha International - Gishin Funakoshi (em inglês)
Karate: The Complete Kata - Hirokazu Kanazawa (em inglês)
Karate The Art of Empty-Hand Fighting: The Classic Work on Traditional Japanese Karate - Hidetaka Nishiyama and Richard C. Brown (em inglês)
Dento Nihon Karate Do: A comprehensive book on Japanese Karate - Hidetaka Nishiyama and Richard Kim (em inglês)
Traditional karate coach's manual - Hidetaka Nishiyama (em inglês)
25 Shoto-Kan Kata - Shojiro Sugiyama (em inglês)
Kodokan Judo: The Essential Guide to Judo by Its Founder Jigoro Kano (em inglês)
Boxe chinês: a escola interna versus escola externa à luz da história e da teoria.Journal of Asian Martial Arts6 (3): 11-19 - Henning, S (em inglês)
Karate Denshin Roku(Um verdadeiro registro da transmissão do karaté) - Kinjo, A.
Bubishi.Revisado 3º Ed.Sociedade Internacional de Pesquisa Ryukyu. - McCarthy, P.
A Bíblia do Karaté: Bubishi.Rutland, VT, CE Tuttle - McCarthy, P.
Ancient Okinawa Martial Arts: Koryu Uchinadi.Vol.2.Rutland, VT.Charles E. Tuttle. - McCarthy, P.
Tradições antigas e novas realidades: o que se sustentar, o que deixar ir.Jornal Koryu(1º trimestre): 7-11, 13 - McCarthy, P.
The Protruding Nail: Compreender aquelas Forças que formaram Karate-do moderno. - McCarthy, P.
Okinawa Kenpo Toudi Jutsu Kumite.Kawaguchi, Soujinsha. - Motobu, C.
Watashi no Toudi Jutsu.Kawaguchi, Soujinsha.- Motobu, C.
Okinawa Den Bubishi(The Transmission of the Okinawa Bubishi).Tóquio - Otsuka, T.
Este é Karate.Publicações de Tóquio, Japão. - Oyama, M.

Segredos do Samurai.Rutland, VT, CE Tuttle. - Ratti, O. & Westbrook, A.  

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Kanku Dai pureza e modéstia olhando para o céu

Respiração - Um detalhe muito importante no seu treino de Karate – Parte 1