Kanku Dai pureza e modéstia olhando para o céu
por Sergio Lopes de Souza Junior
Kushanku
(公相君)
é
praticado em vários estilos de
Karate e
no
estilo Shotokan
é
um
kata
avançado
e
conhecido
como
Kanku.
Provavelmente
foi desenvolvido a partir de técnicas
vindas da China e
transmitido como parte dos ensinamentos do Mestre Anko Itosu.
Algumas
características que nos levam a crer nesta tese é que o kata
contém movimentos duplos e
projetados
para controlar e desarmar um
oponente.
É
praticado
nos
estilos de artes marciais da
Coréia também.
Shiho
kushanku
(四方公相君)
seria
baseado
no
Kushanku
Dai,
versão
criada
pelo mestre, Anko
Itosu
alguns argumentam que a
criação seria
do
Sensei
Kenwa
Mabuni.
Sua
principal distinção é desenvolver os movimentos em quatro
direções, como nome mesmo
sugere.
Itosu na juventude |
Itosu |
Chatan
Yara no Kushanku (北谷
屋良 の 公相君)
é a variante criada/transmitida pelo mestre Yara
Chatan,
um dos primeiros mestres do te, de Okinawa.
É a mais longa e complexa das formas.
Kanku
(観空,
Kankū,
mirar o céu), foi
dado um nome em japonês pelo Sensei Funakoshi, levando em conta o
movimento inicial olhando em direção ao céu.
Sensei
Funakoshi fez isso com objetivo de melhor aceitação do Karate no
Japão.
Sensei
Masatoshi
Nakayama, afirmou que representa humildade
e modéstia
no karatê, “Olhando
para o céu”.
Existem
duas versões Kanku
dai e Kanku Sho.
Kung Hsiang Chun |
Acredita-se
que Kanku Dai tenha sido introduzido pela primeira vez em Okinawa no
século XVIII
pelo
diplomata chinês e
mestre
de chuan
fa, Kung
Hsiang Chun (cujo nome é pronunciado Ku Shan Ku no dialeto de
Okinawa), enviado
em missão pelo próprio imperador Tang.
Nesta
missão Kushanku
fez uma
demonstração de suas habilidades e impressionou a multidão com a
maneira aparentemente fácil com que despachou oponentes muito
maiores.
Um
dos melhores lutadores de Okinawa era o aluno de Peichin Takahara,
Tode Sakugawa.
Takahara
sugeriu que seu aluno
Sakugawa fosse
treinar sob
a tutela de Kusunku,
já que ele tinha uma
idade avançada.
Peichin Takahara |
E
assim Sakugawa
estudou com Kusunku
arduamente durante quase 6
anos.
O
diplomata morou em Okinawa de 1756 a 1761 e parece ter tido
importância na história das artes marciais em Okinawa. Kushanku
teria levado tammbém o kata original chamado “Chiang Nan”
(Channan em japonês) do qual os Heians são derivados.
Sakugawa |
Outra
teoria alternativa é que o kata foi realmente criado depois que
Kushanku faleceu por Sakugawa, e nomeado em homenagem a seu
professor.
Sakukawa
se
tornou muito hábil,
tendo ainda viajado até a China com Kushanku.
Sakukawa
(foi
professor de
Sokon Matsumura) passou as
técnicas para
a escola Shuri-te.
Sokon Matsumura |
Kanku
Dai tem um significado especial no estilo Shotokan.
Considerado
seu kata mais representativo e repositório de técnicas
importantíssimas, nele encontramos muitas técnicas contidas nos
Heian, Tekki e outros katas.
Supostamente
Kanku Dai seria o kata favorito do Sensei Funakoshi.
Gishin Funakoshi |
Em
1922 numa apresentação para o Príncipe Coroado do Japão
(Hirohito), Sensei Funakoshi executou o kata na sua demonstração.
Gostaria
de abordar um aspecto interessante, tradicionalmente, diz-se que
Kanku possui repertório de golpes para serem usados durante a noite
ou em ambientes com pouca iluminação, na penumbra.
Muitas
técnicas presentes (na forma mais antiga, praticada nos estilos
Shorin-ryu
e Shito-ryu)
são evidentemente adaptadas a esse tipo de situação.
Itosu e Funakoshi |
As
técnicas contidas no kata Kanku são bastante flexíveis, não se
restringem ao combate noturno, podem ser utilizadas em qualquer
situação onde o embate é inevitável.
No
livro do Sensei Funakoshi, “Karate, meu modo de vida”
ele relata como sendo comum emboscadas noturnas na ilha de Okinawa.
Uma
luta em ambiente escuro, a priori considerada uma desvantagem, pode
ser revertida em
vantagem, de modo que as noções básicas de combate a
noite estão todas contidas
no kata.
Outro
detalhe interessante com explicações metafísicas ligadas ao
Taoísmo e Budismo Zen é o movimento final do kata onde o braço
balança em um grande arco simbolizando Yin e Yang ou o vôo da lua.
Como não há registros escritos deste kata, grande parte do seu
mistério foi perdido.
Sakagawa
também treinou sob a tutela do Astrônomo Peichin Takahara.
Portanto, é possível que Sakagawa tenha combinado as filosofias e
as técnicas de combate de Kusanku (de base militar) com simbolismo
astronômico ensinado por Takahara.
Genealogia
O movimento mostra claramente uma técnica de luta sob o luar, pois o lutador fica abaixo dos golpes adversários e simultaneamente consegue enxergar melhor contra o céu estrelado e desferir o golpe com mais eficiência.
Existem alguns que consideram este movimento como uma projeção, o Tai Otoshi e Ashi Barai com a perna direita, Ryo Ashi Dori, Hiji Osae, Kata Guruma de joelho no chão, Morotegari, Hizagueri, Ushiro Ryo Ashi Dori ou Senaka Kudaki
Outros, consideram um movimento contra nage waza, como é abaixar-se e atacar com as mãos as pernas do oponente.
Outra técnica que muitas vezes não é bem percebida é a de toque (torite waza), que dão proteção extra ao permitir localizar o adversário por intermédio do tato, pois com pouca luz não é possível confiar totalmente na visão.
Enfim,
Kanku
visa
desenvolver a máxima atenção e os demais sentidos, além da visão.
Trabalha-se
a percepção de ataque iminente e distância e modos de revidar sem
despender
energia além do necessário,
O
kata
ensina a ativar os sentidos, focalizar a mente na percepção de
perigo e elaboração da estratégia, ser inflexível,
mental e fisicamente.
Bibliografia:
-
Alguns katas do Karate Okinawa
-
Shotokan Katas» (em inglês)
-
Kata of Wado Ryu» (em inglês)
-
Kushanku “To View the Sky”
-
The International Budo Institute - Kata: Koshiki Bassai (em inglês)
-
TOMARI-TE: THE PLACE OF THE OLD TODE (em inglês)
-
Best Karate - Masatoshi Nakayama - Vol. 6 (em inglês)
-
Karate my way of life - Gishin Funakoshi (em inglês)
-
Karate-Do Kyohan: The Master Text - Gishin Funakoshi (em inglês)
-
Ryukyu Kenpo Toudi.Tóquio, Kyobunsha Shoten - Gishin Funakoshi (em inglês)
-
Rentan Goshin Toudi Jutsu.Tóquio, Kyobunsha Shoten - Gishin Funakoshi (em inglês)
-
Karate-do Nyumon: (The Master Introductory Text).Tóquio, Kodansha International - Gishin Funakoshi (em inglês)
-
Karate: The Complete Kata - Hirokazu Kanazawa (em inglês)
-
Karate The Art of Empty-Hand Fighting: The Classic Work on Traditional Japanese Karate - Hidetaka Nishiyama and Richard C. Brown (em inglês)
-
Dento Nihon Karate Do: A comprehensive book on Japanese Karate - Hidetaka Nishiyama and Richard Kim (em inglês)
-
Traditional karate coach's manual - Hidetaka Nishiyama (em inglês)
-
25 Shoto-Kan Kata - Shojiro Sugiyama (em inglês)
-
Kodokan Judo: The Essential Guide to Judo by Its Founder Jigoro Kano (em inglês)
-
Boxe chinês: a escola interna versus escola externa à luz da história e da teoria.Journal of Asian Martial Arts6 (3): 11-19 - Henning, S (em inglês)
-
Karate Denshin Roku(Um verdadeiro registro da transmissão do karaté) - Kinjo, A.
-
Bubishi.Revisado 3º Ed.Sociedade Internacional de Pesquisa Ryukyu. - McCarthy, P.
-
A Bíblia do Karaté: Bubishi.Rutland, VT, CE Tuttle - McCarthy, P.
-
Ancient Okinawa Martial Arts: Koryu Uchinadi.Vol.2.Rutland, VT.Charles E. Tuttle. - McCarthy, P.
-
Tradições antigas e novas realidades: o que se sustentar, o que deixar ir.Jornal Koryu(1º trimestre): 7-11, 13 - McCarthy, P.
-
The Protruding Nail: Compreender aquelas Forças que formaram Karate-do moderno. - McCarthy, P.
-
Okinawa Kenpo Toudi Jutsu Kumite.Kawaguchi, Soujinsha. - Motobu, C.
-
Watashi no Toudi Jutsu.Kawaguchi, Soujinsha.- Motobu, C.
-
Okinawa Den Bubishi(The Transmission of the Okinawa Bubishi).Tóquio - Otsuka, T.
-
Este é Karate.Publicações de Tóquio, Japão. - Oyama, M.
Comentários
Postar um comentário