Bushidô ontem e hoje
"Bushidô" (ao pé da
letra, caminho ético do samurai) é definido de várias maneiras, mas parece que
a definição mais aceita consiste em considerá-lo um conjunto de leis que
orienta a vida e a conduta dos antigos guerreiros do Japão.
Os principais preceitos éticos da classe samurai (ou seja, da filosofia do "bushidô") são os seguintes:
Os principais preceitos éticos da classe samurai (ou seja, da filosofia do "bushidô") são os seguintes:
·
Retidão ou Justiça: Eis o mais convincente preceito moral do código dos samurais. Um samurai
define assim a retidão: É o poder de decidir sem hesitação sobre o curso certo
de conduta de acordo com a razão. Retidão é a espinha dorsal que nos dá firmeza
e estatura. Assim como sem a espinha dorsal, a cabeça não pode permanecer sobre
o tronco, as mãos não se movimentam, as
pernas não se mantém firmes. Sem retidão, nem mesmo com muito talento e saber
podem fazer de uma estrutura humana um samurai.
·
Giri: Palavra que
significa "Razão correta, justa ou dever", pura e simplesmente, o
senso de justiça e dever.Girii se deve aos pais, aos superiores, aos
inferiores, aos parentes e amigos, à sociedade em geral. Dentro do conceito de
giri, quem recebe um favor ou benefício de alguém ou alguma entidade está na
obrigação de retribuir.
·
Coragem: Inseparável
da condição de samurai. Espírito de ousadia e paciência. Sempre a favor da
justiça e retidão.
·
Benevolência: Podemos citar uma expressão bastante significativa: "bushi no
nasake" - quer dizer simpatia ou compaixão de samurai. A generosidade ou
benevolência para com o fraco e o vencido constitui virtude muito apreciada
pelo samurai.
·
Polidez: Cortesia,
uma qualidade muito cultivada pela classe guerreira.
·
Veracidade e sinceridade: Outra expressão bastante conhecida para este caso:
"bushi no ichigon" - a palavra do samurai. A mentira e a falsidade
não são condenadas como pecados, mas simplesmente denunciadas como sinal de
fraqueza de caráter e, portanto profundamente desonrosas para um guerreiro.
Aliás, a noção de vergonha ("haji") forma um fundo moral
característico da cultura do povo japonês.
·
Honra: O senso de
honra, implicando viva consciência da dignidade e valor pessoais, não pode
faltar como qualidade do samurai. Na (nome), menmoku ou menboku (cara, face,
dignidade, reputação), gaibun ou guaibun (reputação) constitui fontes de
permanente preocupação íntima do samurai.
·
Dever e lealdade: Assume suprema importância no código de conduta dos guerreiros, na
sua relação com seus superiores.
·
Autocontrole: A disciplina de autocontrole pessoal representa outra importante
qualidade do samurai.
o Karate, tem um conjunto de regras a serem seguidas, o Dojo Kun (道场 训, Dōjō kun) que são inspiradas no Bushido.
Em japonês, o Dojo Kun sempre começa com a palavra Hitotsu (primeiramente), pois todos os preceitos são importantes e devem ser exercidos igualmente.
O Zen Budismo influenciou
fortemente as artes marciais japonesas Gichin Funakoshi,comungava com as idéias
de seu amigo Jigoro Kano (criador do Judô). As artes marciais deveriam conter
valores morais e espirituais importantes para o desenvolvimento pessoal, bem como
dispor de um treinamento de forte valor à saúde e bem estar de quem o
praticasse. Funakoshi escreveu certa vez: "Como a face polida de um lago
reflete tudo e completamente o quanto está a seu redor, vales montanhas, um
estudante de Karatê deverá manter-se livre do egoísmo, maldade, isto quer dizer
Kara, ou vazio em Karatê".
É
muito difícil compreender amplamente tudo relacionado a cultura japonesa. Para
entender o Karatê é necessário apreciar o espírito dos Samurais, que motiva
muitos e muitos importantes Karatecas em todo o mundo.
No
entanto, para os ocidentais, esta compreensão torna-se ainda mais difícil, às
vezes até impossível.
Muitos
dos ocidentais o tratam unicamente como um método de combate e autodefesa
tomando conhecimento de modo vago sobre a filosofia implícita.
Os guerreiros Samurais, antes de
entrar em combate, deveriam dizer seus nomes e os dos ancestrais e declarar
seus atos de heroísmo.
Mantinham uma estrutura
hierárquica de classe rígida e estrita no código de ética, conhecido como Bushido.
Traduzindo literalmente Bushidô quer dizer
"Modos de Cavaleiros Militares". O código de conduta apropriado para
guerreiros cavaleiros.
Para viver de acordo com este
código, um Samurai deveria ser valioso, honorável, motivado por um desejo de
atuar com retidão e justiça, deveria ser misericordioso, feroz, cortês, leal,
possuidor de um grande domínio de si mesmo e capaz de auto-sacrifício.
Enfatizando, o Bushido era uma
virtude militar de bravura. Ainda hoje é uma poderosa força motivadora no Japão
moderno.
Com o recente desenvolvimento econômico do Japão, foi usado objetivando recuperação de prestígio (honra) para triunfar nos valores e contextos atuais.
Com o recente desenvolvimento econômico do Japão, foi usado objetivando recuperação de prestígio (honra) para triunfar nos valores e contextos atuais.
A filosofia do Budô se traduz
pela busca constante do aperfeiçoamento, autocontrole e na contribuição pessoal
para a harmonização do meio onde se está inserido.
A famosa expressão do Mestre
Funakoshi - "Karatê Ni Sente Nashi" - explica claramente o objetivo
do Karatê, ou seja, conter, controlar o espírito de agressão. O Karatê se
caracteriza por procedimentos de respeito e de etiqueta.
Esse propósito de
"antiviolência" pode ser muito bem expresso através do seguinte
ensinamento:
“Se o
adversário é inferior a ti, ·então por que brigar?”.
|
Se o
adversário é superior a ti,
então por que brigar? |
Se o
adversário é igual a ti,
compreenderá, o que tu compreendes... Então não haverá luta. |
A filosofia do Budô sempre deu
muita importância à percepção e à sensibilidade, uma vez que as técnicas que
nela se baseiam, visam essencialmente:
1.
À conquista da estabilidade e da
autoconfiança, através de treino rigoroso e vida disciplinada;
2.
Ao desenvolvimento da intuição,
no sentido de perceber o ataque do adversário antes mesmo do início do seu
movimento e da capacidade de analisar o adversário, para prevenir-se contra
surpresas;
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirDojokun herdou preceitos do Bushidô.
ResponderExcluirBoa matéria para estes dias de hoje, Sensei José Carlos. ética e moral vão bem em qualquer hora.
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