Relação entre Sensei e aluno e qual deve ser o papel do aluno.



O Sensei deve ser uma referência de comportamento, valores e atitudes. O exemplo positivo é dado pelo Sensei e o aluno deve adotar esta conduta para si mesmo.
Ele é o mediador entre as técnicas, acumuladas por muitos anos em processo de treinamento.
Deve existir o respeito profundo ao Sensei, pois ele coloca em seu cotidiano, tudo que aprendeu.
O Sensei não está apenas no dojô nos ensinando as técnicas do Karatê, ele nos ensina sobre a vida e os relacionamentos, muitas vezes essa relação está pautada na paciência e benevolência.
A capacidade de percepção do aluno depende da autonomia do Sensei que ora ajuda a construir uma base sólida, ou dificulta essa construção para benefício e crescimento do aluno.
Aquilo que o aluno vivencia no dojô ele leva consigo para a vida fora do Karatê.
O papel do aluno é ter consciência , engajamento nos objetivos, participação assídua, pontual, ativa e voluntária nos treinos e atividades propostas do Sensei.

Prestar atenção é um dever de todo bom aluno. Perguntas e questionamentos devem ser dirigidas ao Sensei com o máximo respeito, pois o Sensei é uma referência de conhecimento, moral e ética.
Oss

Comentários

  1. O Sensei Inoki é um exemplo para todos nós. Ele se impunha por sua habilidade fenomenal e pelo vastíssimo conhecimento da arte do Karate-do. Como bem dizia o Sensei, o karateka mostra o que é dentro do dojô, a faixa (graduação) serve para segurar as suas calças. O VERDADEIRO CONHECIMENO DO KARATE pertence ao karateca, a graduação é consequencia do que EXECUTAMOS no dojo. Hoje eu observo a continuidade do trabalho do sensei Inoki com você, meu amigo Sensei José Carlos. Oss

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Bassai dai muito além de Okinawa

Kanku Dai pureza e modéstia olhando para o céu

Respiração - Um detalhe muito importante no seu treino de Karate – Parte 1